quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Importância do Marketing nas Empresas

Vivemos cercados por inúmeras empresas de todos os segmentos, vários produtos essenciais e supérfluos e incontáveis tipos de serviços. Quando precisamos de algo, vamos ao comércio e escolhemos o que queremos ou precisamos.

Mas como escolher entre tantas opções?

Na maioria das vezes optamos pelo produto/serviço que já utilizamos, ou seja, que somos usuários há mais tempo. Já conhecemos seu benefício então não precisamos nos preocupar com possíveis sustos.

E quando não conhecemos a marca do produto que estamos adquirindo? Ou não temos indicações do serviço que precisamos usar. O que fazer? A quem recorrer?

Foi exatamente devido à essas dúvidas que o Marketing foi criado.

Atualmente existem inúmeras empresas que oferecem o mesmo produto/serviço com mínimas diferenças na qualidade. Para atrair consumidores essas empresas utilizam o Marketing como ajuda. É o que chamamos de diferencial. Sem um bom plano de marketing essas empresas acabam perdendo seja na corrida atrás de clientes, seja para manter os clientes já conseguidos.

Esse é um dos objetivos do marketing, tornar a empresa diferente, porque ser diferente é ser único. E ser considerado único nos dias de hoje significa cliente, consumidores. Estes últimos significam lucro. E lucro é o que toda e qualquer empresa quer.

Muitos acabam confundindo o marketing com propaganda e publicidade. Sim, ambos são utilizados para a venda de produtos e serviços. Mas o marketing não se limita somente à venda.

O marketing começa antes mesmo do produto/serviço existir, está presente na fase de criação, de transação, e depois do produto ser vendido. Ou seja, o marketing envolve todas as fases de vida de um produto ou serviço.

            Encontramos o marketing também nos relacionamentos das empresas com seus clientes. Neste âmbito, o objetivo é o de agradar os consumidores para que os mesmo criem um sentimento de fidelização para com a marca da empresa.

            Uma das definições que ajuda bastante para o entendimento do que vêm a ser o marketing, é a definição que encontramos no Dicionário. No Novo Aurélio encontramos assim descrito:

“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.”

Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. Um plano de marketing é fundamental para o sucesso da empresa. A partir dele, serão desenvolvidas ações que irão garantir o volume de vendas ou fidelizar os clientes.

É necessário que o líder ou gestor entenda a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para o produto/serviço. É um guia para a empresa saber exatamente o que fazer para conquistar o mercado onde escolheu atuar.

            Vai depender das necessidades de cada empresa para descobrir se o plano deve ser de curto, médio ou longo prazo.

            Não ter o devido conhecimento prévio das estratégias de marketing pode fazer com que o produto ou serviço venha a ser um fracasso total. Conhecer bem o mercado, o público alvo, os desejos desse público e como se comunicar com esse público é fundamental. Nesta área não é permitido “achismos” devido ao grande risco que isso implica.

            Para evitar os perigosos “achismos” que toda empresa deve fazer uso do plano e marketing.

            Um plano de marketing consiste de várias etapas, e estas etapas variam de acordo com cada empresa e suas necessidades.

            A maioria é basicamente (os mais simples) composta por:

1.    Pesquisa de análise mercadológica e opinião pública
2.    Análise de pontos fortes e fracos / oportunidades e ameaças;
3.    Defina os objetivos gerais e específicos;
4.    Defina o público-alvo;
5.    Desenvolva estratégias de marketing e planos de ação;
6.    Estabelecer orçamento;
7.    Análise dos resultados;

A empresa precisa fazer essas pesquisas para fazer uma análise, uma revisão de como está o mercado atual e seus consumidores. O que eles precisam, o que utilizam, o que querem. Qual produto/serviço mais usam, quais consideram de melhor qualidade, quais são suas queixas, reclamações e ou elogios.

No segundo ponto o plano de marketing aproveita para identificar os pontos fortes e fracos dos seus produtos/serviços de acordo com o que descobriu com as pesquisas de análise mercadológica e de opinião pública. E também as oportunidades e ameaças que o mercado lhe oferece.

Os objetivos gerais e específicos são pontos importantíssimos em qualquer plano. São as metas que a empresa quer alcançar. É aqui que se decidem os benefícios finais de cada ação a ser tomada.

            O público-alvo nada mais é do que para quem se pretende oferecer o produto/serviço. Tendo o conhecimento de quem são e do que desejam esse público-alvo, fica mais fácil de oferecer uma qualidade mais específica.

            O quinto ponto é aonde irá se decidir que tipo de estratégia se pretende usar para a venda do produto/serviço. Como se pretende alcançar o interesse do cliente.

            Em estabelecer orçamento se decide quanto a empresa irá gastar para colocar todo o plano de marketing em ação. É importante para se ter uma noção de quanto a empresa irá desembolsar. Deve ser todo detalhado. Colocando-se minimamente tudo o que irá se usar e gastar, evitando assim o desperdício de dinheiro.

            A análise de resultados já se explica por si só. Mas infelizmente muitos acham desnecessário. Ledo engano. É sempre importante ter o conhecimento do resultado final de qualquer coisa, principalmente de um plano de marketing. Aqui encontraremos os possíveis erros que atrapalharam o plano para poder então corrigi-los. Encontraremos os pontos positivos de todo o trabalho, para então aprimorá-los. Daqui poderemos ter um novo começo.
           
Estas são as principais etapas. As mais básicas e essenciais por assim dizer. Mas existem inúmeras outras que podem (e devem) ser usadas se a situação da empresa exigir.

O Marketing quando usado corretamente se torna um aliado fortíssimo para qualquer empresa. Mas deve-se ter cuidado, um Marketing mal planejado pode ser comparado à uma faca nas costas dada por nós mesmos. O Marketing planejado seria como uma propaganda contra os nossos próprios produtos/serviços feita por nós. O prejuízo seria gigantesco.

Por isso o plano de Marketing deve ser feito por pessoas especializadas e com conhecimentos específicos na área. Ou seja, por profissionais. Sabendo disso e fazendo uso, o único caminho a ser seguido pela empresa é o da prosperidade, pois o marketing visa a satisfação dos clientes, o que implica no sucesso da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS



ASSESSORIA. A importância do Marketing para o gestor. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/a-importancia-do-marketing-para-o-gestor/34710/>. Acesso em 18 dez. 2010.

DANIEL, Ana. SANTOS, Fernando. OLIVEIRA, Sandra. A importância do Marketing. Disponível em: < http://www.ua.pt/incubadora/PageText.aspx?id=6864. Acesso em 18 dez 2010.

PERSONA, Mario. Marketing de gente: o marketing pessoal como suporte para o principal ativo das empresas. São Paulo : 2005.